Como ir de Belém à Ilha do Marajó?

Como ir de Belém à Ilha do Marajó?

6 de Fevereiro de 2018 Sem categoria 0
A Ilha do Marajó, no Pará, é um dos destinos turísticos mais procurados do mundo! Famosa pelas praias paradisíacas e pelos iagarapés de água fria, a Ilha também conta com uma população bubalina gigante e um acervo tradicional de cerâmica.
Aqui, você vai encontrar dicas preciosas para quem quer embarcar nessa viagem rumo a região dos campos, no Marajó. Vem junto!
Aqui você sabe mais sobre: Marajó, melhor embarcação, viagem pelos rios da Amazônia, bem-estar na viagem

Vamos começar

Belém é o ponto de partida, cidade de onde saem os barcos e as lanchas em direção à Ilha. Se você vem de outro estado, fique ligado. Como são poucos os horários e a quantidade de embarcações que fazem o trajeto, vale a pena chegar um dia antes da viagem, para planejar melhor – e conhecer a capital do Pará.
É importante também escolher hospedagem próximo ao Terminal Hidroviário de Belém, de onde começará a sua viagem rumo ao Marajó.  O primeiro barco sai às 6h30 da manhã. Por isso, estar próximo é um diferencial!

Organização antes da viagem

Assim que chegar em Belém, vá com antecedência ao Terminal para se informar sobre as opções de horários, tipos de embarcação e, de preferência, compre logo a sua passagem. É importante levar em consideração que os guichês de venda de passagem funcionam de forma independente em horários não tão regulares. Por isso, quanto antes você buscar resolver a compra da passagem, melhor.
Entenda que, dependendo das circunstâncias de tempo, nível de água dos rios e época do ano, os horários das embarcações, em especial os dos catamarãs, podem sofrer modificações. Mais um argumento para reforçar o seu foco no planejamento anterior e evitar estresse desnecessário durante a viagem.

Qual embarcação escolher?

A melhor resposta é: depende. Se você considerar a hora de chegada à Ilha, a escolha das opções é indiferente, pois ambas as embarcações chegam quase ao mesmo tempo. A diferença está na duração da viagem e na hora de partida. A viagem de navio é mais demorada, mas o horário de saída é bem mais cedo. O catamarã, ou lancha, tem uma viagem mais rápida, porém o horário de saída é um pouco mais tarde.
Se você escolher ir de navio, considere que há dois horários de saída durante o dia. Um pela manhã, por volta de 6h30, e outro à tarde, às 14h30. Após 3 horas de viagem de barco, você vai desembarcar em um porto na localidade de Camará. Ao chegar lá, será necessário pegar uma condução (geralmente van) para a cidade que você escolher (Soure, Salvaterra, Joanes, etc).

Rapidez, conforto e bem-estar

Uma informação muito importante para quem não está acostumado a viajar de barco: a viagem de navio é mais lenta, a embarcação é maior e mais estável e, por isso, sente-se um pouco menos a força e o balanço da maré. Então, se você sofre com isso e costuma sentir muito enjôo viajando em água, talvez deva considerar escolher esta opção para chegar à Ilha.
Agora, se você não tem tanto problema com isso e prefere uma viagem mais curta, escolha o catamarã. Só tem horário de manhã e, geralmente, é entre 8h e 9h. Dá até tempo de tomar café no hostel ou pousada onde estiver hospedado e sair pronto para aproveitar a trip.
A vantagem do Catamarã é a duração da viagem, que é mais rápida. Além do conforto: as lanchas têm ar-condicionado e wi-fi a bordo (nem sempre funciona, mas vai que você tem sorte). Algumas opções também vão pro porto de Camará e, nesse caso, você deve completar a viagem com a van. Mas também existem aquelas que te deixam diretamente em Soure ou Salva-terra, as cidades mais conhecidas da Ilha.
E aí, preparados para viver essa aventura e conhecer o Marajó? Deixe nos comentários as suas dúvidas ou dicas, caso você já conheça esse paraíso!
Quer se hospedar em Belém? Clique aqui e receba nossa tabela de preços.

 

 

Deixe uma resposta